AMPE Metropolitana

Data de publicação: 10/04

2º Fórum Metropolitano de Micro e Pequenas Empresas marca 14 anos da AMPE e posse da nova diretoria

A Ampe Metropolitana comemorou seus 14 anos e empossou sua nova diretoria durante 2º Fórum Metropolitano de Micro e Pequenas Empresas, realizado no dia 9, na Assembleia Legislativa.

Após a abertura oficial e posse da nova diretoria para o período 2024- 2026, os deputados estaduais Mario Motta (Fórum Parlamentar de Apoio à Pequena Empresa) e Mateus Cadorin (Frente Parlamentar da Liberdade Econômica) destacaram o papel do segmento no desenvolvimento do Brasil e de Santa Catarina, por ser o maior gerador de emprego.

“Nos últimos 5 anos chegamos a mais de 1.600 ações nos pilares da capacitação, benefícios, gestão, relacionamento e representatividade, gerando grande impacto em nosso ecossistema”, observou o presidente reeleito, Ivam Michaltchuk.

Para a nova gestão, anunciou “o fortalecimento e ampliação dos núcleos setoriais , eventos como o Circuito Ampe, com orientações levadas a diversas cidades, e a continuidade do programa EducAmpe, plataforma com cursos de capacitação gratuitos para associados”.

Composição: Ivam Michaltchuk (presidente), Piter Santana (vice- -presidente), Antonio Carlos Poletini (tesoureiro), Silvio Marcolongo Filho (secretário), Cléber Acauan Pizatto (diretor comercial), Cláudio Schuster (diretor de comunicação e marketing), Rodrigo Mariano (consultor de economia e estatística), Edna Andréia Werner (diretora de empreendedorismo feminino), Ronaldo César Leal (diretor jurídico), Jairo Socoowski Anello (diretor de projetos) e Silney de Aquino (conselheiro de sustentabilidade financeira). O conselho fiscal é formado por Fábio Horn (titular), Maurício Pereira (titular) e Rodrigo M. Elias (suplente).

Painéis trouxeram temas relevantes

Em sua palestra, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Drevek falou sobre como as parcerias público-privadas podem beneficiar os negócios locais. Em outro painel, a assessora do Sebrae/SC, Soraya Tonelli, enfatizou a importância de os pequenos negócios aderirem ao ESG (Environmental, Social and Governance), conjunto de boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. Rosi Dedekind, presidente da Fampesc, disse que é preciso ter atenção à reforma tributária e outras medidas que podem suprimir conquistas do segmento.

O advogado especialista Guilherme Back Koerich, da Escola LGPD, levou dicas práticas sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e anunciou parceria com a Ampe, com objetivo de simplificar o acesso ao conhecimento e à consultoria sobre proteção de dados pessoais, oferecendo uma solução tecnológica própria desenvolvida pela startup.

O evento teve também uma apresentação sobre oportunidades estaduais de linhas de crédito com Ari Rabaiolli, presidente do Badesc; Giovanni Rochi, da cooperativa de crédito Cresol; e Luis Carlos Floriani, superintendente do Banco do Empreendedor. Um dos destaques foi o Pronampe estadual, que além do geral, lançou o Pronampe Mulher e terá em breve o Pronampe Inovação. 

No último painel, sobre políticas públicas, o vice-presidente da Ampe, Piter Santana, lembrou do Manifesto que a entidade elaborou com sugestões de políticas públicas para os municípios, muitas delas já executadas, como o Juro Zero em Florianópolis, Palhoça e Biguaçu.

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Anna Paula Heiderscheidt, afirmou que o município realiza diversas ações com o objetivo de fazer com que o empresário que escolheu Palhoça "se sinta feliz e apoiado pelo poder público”. O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, destacou os programas Floripa Mais Emprego e o Floripa Mais Tec como ações para atrair mão de obra para a Capital.


Entre em
contato

1000+

Associados

2000+

Ações

22

Municípios

Ex: +55 9 1234-5678