Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas tem novo presidente
Leia abaixo os principais assuntos da Coluna AMPE, publicada quinzenalmente em uma parceria com o portal Informe Negócios.
<span data-metadata="">O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) assumiu a presidência da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, na última terça-feira (13), no lugar antes ocupado pelo deputado Helder Salomão (PT/ES). O mandato é de um ano.
A Frente deve priorizar temas como a Reforma Tributária e a ampliação dos limites de faturamento dos microempreendedores individuais (MEIs) e das empresas do Simples Nacional. A pauta do segmento inclui ainda o incentivo ao empreendedorismo feminino, o marco legal das centrais de negócios, o marco legal do reempreendedorismo, a implantação da Política Nacional de Economia Circular e o Programa Acredita.
A Bolsa de Estímulo à Inovação, a chamada Lei do Bem, também está entre as demandas dos pequenos negócios, além da aprovação do Projeto de Lei 125/2023, um conjunto de medidas de estímulo às microempresas, MEIs, empresas de pequeno porte, pequenas agroindústrias e agroindústrias artesanais.
Circuito Ampe debate empreendedorismo jurídico e lança pilar da sustentabilidade
O primeiro evento do Circuito Ampe Metropolitana foi um sucesso e ainda marcou o lançamento do sexto pilar da entidade: a sustentabilidade. Realizado no último dia 2, na sede do Sebrae, em Florianópolis, o 1º Workshop de Empreendedorismo Jurídico foi organizado pelo Núcleo Empreendedorismo Jurídico da associação.
O objetivo doCircuito é proporcionar capacitação, informações sobre gestão e relacionamento para empreendedores das cidades da região. Além disso, a Ampe Metropolitana assinou um convênio com a empresa catarinense Fever Elétricos, especializada em veículos elétricos de carga (SEV), oferecendo uma solução ideal para micro e pequenas empresas. Com a parceria, os associados terão benefícios na aquisição e locação desses veículos. O evento também prestou homenagem ao associado Bayard Munhoz (in memoriam), que atuou como advogado e Tesoureiro da Ampe nas gestões de 2018/2020 e 2020/2022.
Além da sustentabilidade, os demais pilares são: benefícios, capacitação, gestão, relacionamento e representatividade
<span data-metadata="">Ampe Metropolitana marca presença no Startup Summit 2024
A Ampe Metropolitana está presente na sétima edição do Startup Summit 2024, uma das maiores plataformas de inovação e empreendedorismo do Brasil, iniciado na quarta-feira (14) e com encerramento nesta sexta-feira (16), no Centrosul, em Florianópolis.<span data-metadata="">
Promovido pelo Sebrae, em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), o Startup Summit 2024 reúne 200 palestrantes e deve receber um público total de 10 mil pessoas e 3 mil startups para debater o impacto econômico desse ecossistema e conectar empreendedores com investidores. Nesta edição o evento recepciona delegações de 12 países, para discutir soluções transformadoras para a humanidade
"A participação da Ampe Metropolitana no Startup Summit 2024 tem como objetivo buscar soluções inovadoras para as micro e pequenas empresas de nossa região, além de fortalecer nossa conexão com startups, investidores e especialistas em tecnologia”, destacou Ivam Michaltchuk, presidente da entidade. “Acreditamos que a colaboração e a inovação são essenciais para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado. Sem dúvida, a tecnologia pode impulsionar o futuro de quem empreende”, concluiu.
CURTAS
- O Núcleo de Mulheres Empreendedoras realizou a capacitação “Aprenda a aumentar o seu alcance e venda mais”, nesta quarta-feira (7). A palestrante foi a coordenadora do núcleo, Pamela Juchem, que compartilhou dicas valiosas para as empresárias. Associe-se à Ampe e participe dos núcleos e das atividades da entidade.
- A Ampe Metropolitana participou do XVI Encontro Sul/Sudeste da Micro e Pequena Empresa, realizado pela Fampepar e Sebrae, neste dia 15, em Curitiba. O presidente Ivam Michaltchuk destacou os temas relevantes para o desenvolvimento e crescimento das MPEs, como acesso creditício, impactos da reforma tributária, inteligência artificial aplicada aos pequenos negócios, entre outros, gerando conhecimento, aprendizado e muito networking.