AMPE Metropolitana

Data de publicação: 29/02

Confira as principais notícias do empreendedorismo das últimas semanas de fevereiro​

Veja abaixo os principais assuntos da Coluna da AMPE, publicada quinzenalmente em uma parceria com o portal Informe Negócios.

Segmento das micro e pequenas empresas representa 70% da geração de empregos formais e cresce 6,6% em 2023

Pesquisa feita pelo Sebrae – a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) – apontou que as micro e pequenas empresas (MPEs) responderam por oito em cada dez empregos criados na economia em 2023.

Os dados mostram que, do saldo de 1,48 milhão de novos empregos acumulado no ano passado, os pequenos negócios responderam por 1,18 milhão de novas vagas, o que corresponde a 80,1%. Já as médias e grandes empresas (MGE) representaram 209,99 mil vagas, o equivalente a 14,2% do total.

Este é o terceiro ano seguido que as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela maior parcela na geração de novos postos de trabalho no país. Em 2023, o destaque ficou para o setor de serviços que liderou a criação de empregos.

Abertura de novos empreendimentos

O Brasil registrou a abertura de 859 mil micro e pequenas empresas em 2023, uma alta de 6,62% em relação ao ano anterior, quando foram criados 805,6 mil empreendimentos. Os números apontam para uma média de 2,3 mil novos negócios desse porte abertos por dia, segundo levantamento do Sebrae, com base no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal do Brasil.

“Esses dados mostram o quanto é importante o apoio de políticas públicas em todos os níveis, federal, estadual e municipal, para que o país, os estados e municípios se desenvolvam econômica e socialmente. Os pequenos negócios precisam ser valorizados porque dão resultados práticos. Nós, da Ampe Metropolitana, estamos fazendo a nossa parte, com capacitação e serviços aos empreendedores, além de formularmos sugestões concretas para os executivos e legislativos, em favor de nosso segmento”, destacou Ivam Michaltchuk, presidente da entidade.

Sebrae SC visita Ampe Metropolitana

A Ampe Metropolitana recebeu a visita de representantes do Sebrae Santa Catarina, regional Grande Florianópolis, no dia 20 de fevereiro. Muito produtivo, o encontro discutiu o alinhamento de projetos da Ampe que contarão com a participação e o apoio do Sebrae-SC e da Fampesc. O objetivo é levar orientação, capacitação e oportunidades para os empreendedores de micro e pequenas empresas da região. Na oportunidade, a entidade agradeceu a parceria e a confiança do Sebrae, como um grande aliado do associativismo.

Conheça o programa Nova Indústria Brasil

O Nova Indústria Brasil é um programa do governo federal que tem como objetivo estimular o progresso e aumentar a produtividade da indústria nacional. Para detalhar melhor esse programa, a Fampesc fará um evento online e gratuito coma Coordenadora-Geral de Desenvolvimento Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Léa Contier De Freitas, dia 5 de março, às 14h. Para participar, informe-se na Ampe Metropolitana.

Casa do Empreendedor de Florianópolis

A Ampe Metropolitana participou de reunião de apresentação dos resultados dos 3 anos da Casa do Empreendedor, no dia 16 de fevereiro. Inaugurado no dia 12 de fevereiro de 2021,oespaço foi uma sugestão da Ampe e já atendeu mais de 7 mil atendimentos para empreendedores de Micro e Pequenas Empresas e Microempreendedores Individuais. A prefeitura tem parceira e metodologia de atendimento do Sebrae-SC e apoio das entidades empresariais Ampe Metropolitana, CDL, Acif e Sescon.

Start JA Santa Catarina 2024

Você sabia que a Ampe Metropolitana faz parte de um movimento global que inspira e prepara jovens para o empreendedorismo?

No último dia 20 de fevereiro, a entidade participou da reunião de Mantenedores da Junior Achievement Santa Catarina, uma das maiores e mais antigas organizações de educação prática em empreendedorismo do mundo.

O objetivo do encontro foi apresentar a agenda e o planejamento de ações para estimular o potencial de mais de 100 mil jovens no estado durante este ano. A Ampe é mantenedora da entidade desde 2021, contribuindo financeiramente e com apoio na realização de metodologias para jovens e mulheres empreendedoras de nossa região.

A associação acredita que o empreendedorismo é uma forma de transformar vidas, gerar oportunidades e desenvolver o nosso país. Por isso, apoia a Junior Achievement e os seus programas educacionais, que ensinam sobre gestão, finanças, mercado de trabalho e muito mais.

Se você quer saber mais sobre esse projeto incrível, entre em contato conosco ou acesse o site da Junior Achievement. Você também pode seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro das novidades.

Junte-se a nós nessa missão de formar os líderes do futuro!

Entre em
contato

1000+

Associados

2000+

Ações

22

Municípios