AMPE Metropolitana

Data de publicação: 15/12/23

Os avanços de 2023 com centenas de ações em favor dos pequenos negócios

Veja abaixo os principais assuntos da Coluna da Ampe, publicada quinzenalmente em uma parceria com o portal Informe Negócios.

A Associação Metropolitana das Micro e Pequenas Empresas (Ampe Metropolitana) fechou o ano com 328 ações em favor dos pequenos negócios. Em média, foi quase uma atividade por dia, nos pilares da Capacitação (37), Representatividade (82), Relacionamento (95), Benefícios (35), Gestão (79). Nos últimos 5 anos, foram nada menos do que 1267 ações (veja o quadro completo abaixo). Nesta retrospectiva de 2023, conheça alguns dos principais eventos que tiveram a marca da Ampe Metropolitana e saiba o que vem pela frente, na avaliação do presidente Ivam Michaltchuk.

Enconampe é exemplo de organização e participação

Um sucesso histórico. Assim foi o 53º Congresso Catarinense de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual (Enconampe) deste ano, organizado pela Ampe Metropolitana nos dias 22 e 23 de setembro, em  Florianópolis, em parceria com a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de SC (Fampesc). Foram mais de 300 lideranças de todas as regiões, com atividades de capacitação e estímulo à inovação.

Além da troca de experiências e palestras, o encontro resultou na retomada dos trabalhos do Fórum Estadual da Micro e Pequena Empresa, que é ligado ao governo do estado e estava desativado desde 2019. Junto com a secretaria de Indústria, Comércio e do Serviço, o segmento voltou a debater e encaminhar políticas públicas para melhorar a vida do empreendedor, em especial na área de crédito.

Os pequenos negócios representam mais de 95% das empresas formalizadas e respondem por 42% do PIB catarinense. Entre MEIs, micro e pequenas empresas, são mais de 500 mil empresários que geram 49% dos empregos formais.

Conectada com as decisões em Brasília, Ampe participa do Fórum Permanente de MPEs

<span data-metadata="">A Ampe Metropolitana é ativa participante do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas, ligado ao Ministério da Economia. Só este ano, foram cinco reuniões, três presenciais, em Brasília, e duas on-line. Na história da entidade, foram cerca de 40. “Muitas de nossas sugestões já foram aceitas e contribuíram com as políticas públicas nacionais em benefício do segmento em questões como crédito, inovações tecnológicas, formalização, capacitação e outras medidas de fomento a quem mais gera emprego e ajuda a movimentar a economia do país”, lembrou Piter Santana, vice-presidente da Ampe.

Feal cresce 30% e Ampe comemora participação na maior feira para o Setor de Food Service do estado

A Ampe Metropolitana fez uma avaliação positiva de sua participação como patrocinadora da Feal Santa Catarina, maior feira para o Setor de Food Service do estado, que aconteceu nos dias 8 e 9 de agosto, no Centrosul, em Florianópolis. O evento cresceu 30% em relação à primeira edição, no ano passado, com a presença de mais de 6 mil visitantes, a grande maioria empreendedores de restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, hamburguerias, padarias, confeitarias, conveniências, entre outros.

Entidade promove capacitação na Semana MPE

Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5/10), a Ampe Metropolitana tradicionalmente prepara uma programação especial. Este ano, diversas lives foram realizadas sobre temas de interesse dos pequenos negócios, como crédito a juro zero, sustentabilidade, Lei Geral de Proteção de Dados e empreendedorismo feminino. A Semana MPE, assim como o Educampe e outras ações da Ampe promovem capacitação gratuita e de alta qualidade para os empreendedores da região.

Entre em
contato

1000+

Associados

2000+

Ações

22

Municípios

Ex: +55 9 1234-5678