Artigo por Priscila Santana, Gestora de Inovação da PS Negócios e Coordenadora do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da AMPE Metropolitana.
Em pleno século XXI é inevitável criarmos negócios que tenham ligação com ferramentas de inovação. Mas você já parou para se perguntar se inovação tem relação apenas com software ou ligação com a área informática?<span data-metadata="">
Posso te afirmar que é possível fazer inovação com qualquer área, mesmo que não tenha nenhuma relação com software!
Inovação significa: ação ou efeito de inovar. Aquilo que é novo, que traz novidade. Nada, em seu conceito, limita o ato de inovar à tecnologia.
Um tipo de inovação recorrente nas empresas, e que não precisa ter tecnologia envolvida, são aquelas em que são feitas continuamente, como se fosse um processo de melhoria. Como exemplo, evolução nos processos de trabalho.
Uma forma de inovar é ofertar aos clientes novos produtos e serviços que você já tem, mas adicionar novas funcionalidades ou criar um valor agregado impossível de ser ignorado. Desenvolver produtos mais baratos para outro tipo de cliente também é válido.
Abrir novos mercados também pode ser uma possibilidade. Pensar em estratégias para oferecer produtos e serviços para esse novo público é uma forma de inovar.
Para florescer ideias inovadores a gestão de projetos pode ser uma grande aliada, principalmente para que as ideias não se percam pelo caminho, porém, ficar apenas no campo da ideia não leva ninguém ao crescimento. Por isso, para garantir que essas ideias frutifiquem, controlar processos de implantação com organização, reserva de recursos financeiros e engajamento de pessoal é de extrema importância.
Conseguiu perceber que inovação nem sempre é sobre tecnologia? Na maioria das vezes, tem mais a ver com pessoas e criatividade. E exige muito mais disposição para pôr em prática.
Por isso, a Ampe Metropolitana tem incentivado iniciativas inovadoras através do Programa IdeAMPE. Um evento voltado para que empresas que ofereçam produtos ou serviços inovadores voltados para a micro e pequena empresa sejam apresentados dentro da própria associação. Os eventos acontecem a cada dois meses, sendo que a primeira edição foi no dia 6 de julho.
Quer saber mais sobre o evento? Entre em contato com a Ampe Metropolitana.<span data-metadata="">