Governo lança programa para incentivar empreendedorismo feminino
Leia abaixo os principais assuntos da Coluna AMPE, publicada quinzenalmente em uma parceria com o portal Informe Negócio.
<span data-metadata="">Estão abertas as inscrições para o Empreendedoras.tech, o programa desenvolvido para fortalecer projetos ou empresas de micro e pequeno porte de base tecnológica lideradas por mulheres. As ações serão realizadas a distância e são destinadas a empreendedoras de qualquer parte do país. As empresas podem ser formais e informais de micro e pequeno porte, detentoras de ideias inovadoras, negócios emergentes ou projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Poderão candidatar-se empresas e projetos brasileiros, com sede no Brasil e ou vinculadas a instituições residentes no país. A iniciativa é da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Acesse enap.solv.network.
<span data-metadata="">Confiança dos pequenos negócios volta a crescer
Depois de cinco meses de quedas consecutivas, a confiança dos donos de pequenos negócios voltou a crescer, em fevereiro. De acordo com a Sondagem das Micro e Pequenas Empresas, realizada mensalmente pelo Sebrae e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança das MPE (IC-MPE) avançou 3,8 pontos, passando de 84,6 pontos, em janeiro, para 88,4 pontos no segundo mês do ano. O Índice é cerca de um ponto superior ao detectado em novembro do ano passado (87,5 pontos), o mais alto desde então.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destaca que o crescimento do índice foi influenciado pelo avanço da confiança nos três setores que compõem a Sondagem (Indústria, Comércio e Serviços). “A confiança dos donos de pequenos negócios do Comércio e Indústria da Transformação foi a que mais puxou o índice para cima, contudo, a recuperação no mês precisa ser analisada com cautela considerando que há ainda um movimento de desaceleração econômica mundial em curso, e no âmbito nacional temos desafios que levam em consideração uma política monetária contracionista, riscos fiscais e inflação elevada”, pontua (Site do Sebrae)
Estudo mostra importância dos fundos de aval para MPEs
Um estudo recente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostra que os fundos de aval nacionais são indispensáveis para a sobrevivência das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras. O levantamento também aponta que fortalecer esses fundos é importante para aumentar a oferta de crédito para o segmento.
A pesquisa mostra que programas garantidores emergenciais, como o Fundo Garantidor para Investimentos do Programa de Acesso a Crédito (FGI-PEAC) e o Fundo de Garantia de Operações do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FGO-Pronampe), ampliaram em até 28 pontos percentuais o crédito para estabelecimentos de menor porte.
Os fundos de aval são mecanismos que complementam as garantias que os micro, pequenos e médios empresários devem dar aos bancos na hora de obter financiamentos.
Meio Ambiente em pauta na região leste da ilha<span data-metadata="">
A Ampe Metropolitana participou da reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Leste da Ilha, no dia 8 de março, realizada para discutir a conservação da bacia da lagoa e danos ambientais ocasionados pela Casan. O representante da entidade, Fred Fronza, propôs que o Conselho envolva os empreendedores de micro e pequenas empresas da região, para que apresentem sua proposta e soluções para os problemas locais.
CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA<span data-metadata="">
O Presidente da Associação dos Empreendedores de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais da Região Metropolitana de Florianópolis – AMPE Metropolitana, no uso de suas atribuições estatutárias vem, através do presente, CONVOCAR todos os seus associados para comparecerem à assembleia geral ordinária que se realizará na Av Rio Branco, nº 533, Sala 601 – Centro – Florianópolis – SC – CEP 88015-203, dia 28 de Março de 2023, com primeira convocação às 09:00 horas com presença da maioria absoluta dos associados, e segunda convocação às 09:30 horas com qualquer número de associados presente para deliberarem sobre o seguinte terma:
– PRESTAÇÃO DE CONTAS 2022
Informamos que a movimentação econômica, financeira, administrativa e orçamentária, consoante, estará, especialmente, à disposição do Conselho Fiscal para analise e parecer, a partir das 09:00 horas do dia 28 de março de 2023, na sede da entidade.
Confirmar presença até o dia 20 de março de 2022 através do e-mail: contato@ampemetropolitana.com.br ou telefone (48) 32594800.